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Saiba tudo sobre inbound marketing e como começar a aplicá-lo no seu negócio em 2022

Conheça a estratégia de marketing responsável por encantar os clientes

O inbound marketing é a estratégia focada em estabelecer uma relação com o cliente potencial, por meio da oferta de conteúdo de relevância e ações de engajamento.

Já muito difundido no marketing digital, essa estratégia baseia-se na relação com o cliente e no conceito de engajamento.

Nesse artigo nós iremos aprofundar seu conhecimento sobre inbound marketing e te dar 3 dicas para que possa renovar a sua estratégia em 2022.

Inbound x Outbound marketing

Há basicamente dois modelos de atuação no marketing digital de acordo com o seu estilo de abordagem.

São os chamados outbound e inbound marketing.

O outbound marketing é baseado na abordagem clássica da publicidade, onde se vai atrás do cliente, ofertando seus serviços e produtos de forma ativa.

O interesse aqui é de prospecção e de ampliação do conhecimento da marca, sem necessariamente criar um relacionamento ou interesse ativo do cliente pela empresa.

Como exemplo do outbound marketing nós podemos citar os anúncios na televisão, revistas, outdoors, etc.

Já o inbound marketing é a estratégia de marketing mais atual e utilizada no momento.

Ela é pautada em estabelecer uma relação com o cliente, de modo que ele veja sua empresa como referência no seu nicho.

Desse modo, o objetivo principal dessa estratégia é atrair clientes em potencial, fazer com que eles efetuem a compra e por fim fidelizá-los.

Assim eles não só comprarão novamente, como também se sentirão confortáveis em recomendar os seus serviços e produtos para amigos e familiares.

Formas de atuação do inbound marketing

O inbound marketing atua por meio de três estratégias básicas para a captação de clientes.

São elas: estratégias de atração, de engajamento e de encantamento.

Inbound marketing de atração

Como o nome sugere, o intuito dessa estratégia é atrair seu público-alvo a conhecer e consumir a sua produção de conteúdo.

Para alcançar isso, é importante investir em conteúdos de valor que realmente gerem impacto e transformações positivas para quem está lendo/assistindo.

Formas interessantes de aplicar essa estratégia no seu negócio:

  • Publicações no blog
  • Lives e vídeos no Instagram
  • Publicações informativas nas redes sociais

Além disso, é importante lembrar a necessidade de um bom copy nessas publicações, bem como utilizar estratégias de SEO na elaboração dos textos.

Com as palavras-chave corretas você irá atrair de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de anúncios pagos, pessoas com interesse no seu produto e assuntos relacionados ao seu nicho de atuação.

Utilizar as técnicas de SEO é fundamental no mecanismo de atração de clientes em potencial, então é muito importante que se invista nesse aspecto.

Nesse artigo nós falamos mais sobre SEO e como aplicar ainda hoje nas suas publicações.

Inbound marketing de engajamento

Gerar engajamento é uma maneira poderosa de fazer com que aumente as chances de seu cliente comprar novamente e criar uma relação a longo prazo com a marca.

Dessa forma, uma estratégia que pode ser utilizada, por exemplo, é ter um excelente canal de comunicação.

Seja através do site, e-mail ou até mesmo DM’S do Instagram, quando um cliente em potencial entrar em contato é fundamental fazer com que se sinta importante e querido pela empresa.

Inbound marketing de encantamento.

As estratégias de encantamento visam fazer com que o seu cliente fique feliz e satisfeito ao efetuar uma compra.

Nesse sentido, sua empresa transforma uma simples compra em uma verdadeira experiência, fazendo com que os seus clientes queiram comprar novamente e ainda divulguem a sua marca.

As estratégias de encantamento podem e devem ser utilizadas em diversas áreas da empresa e em diversos momentos do funil de compra.

Além disso, elas residem nos detalhes, nos pequenos cuidados que a sua empresa oferece e que a diferenciam do restante do mercado.

Por exemplo, oferecer serviços de auxílio e suporte ao cliente, mesmo após a compra, principalmente quando isso não gerar nenhum lucro direto para a empresa.

Outro exemplo é dar brindes personalizados e atenciosos para o cliente no momento da compra, como folders ou até mesmo vouchers com desconto, etc.

Inbound marketing e o Instagram

O Instagram hoje é uma das melhores plataformas para fazer inbound marketing de qualidade.

Isso porque ele permite que a sua empresa tenha um contato mais íntimo com o seu público-alvo.

Além disso, o Instagram é a plataforma onde grande parte dos usuários da internet acessa diariamente em busca de informação e entretenimento.

Por meio dos influenciadores, a rede vende não só produtos, mas estilos de vida. O usuário se tornar cada vez mais próximo de personalidades formadoras de opinião que irão influenciá-lo a consumir os produtos que divulgam na plataforma.

Isso tudo de forma totalmente direcionada, vendendo exatamente aquilo que o usuário demonstrou interesse e desejo de acordo com o seu histórico de pesquisas e interações.

É por isso que no Instagram você conseguirá realizar com sucesso as estratégias de encantamento, engajamento e atração de forma extremamente efetiva.

Atração no Instagram

A rede social permite com que se faça uma excelente divulgação dos serviços da empresa.

Veja alguns exemplos:

  • Publicações com conteúdos de relevância para o público-alvo
  • Elaboração de vídeos cativantes
  • Posts com design chamativo e bem elaborado
  • Parcerias com influenciadores

Engajamento e encantamento no Instagram

As estratégias de engajamento e encantamento funcionam quase que de forma similar na rede social.

Basicamente, você como gerenciador de um perfil comercial, deve estar sempre solícito ao contato do cliente, interagindo e respondendo às tentativas de contato.

Veja algumas dicas práticas para gerar engajamento e encantamento no Instagram.

Como gerar engajamento no Instagram:

  • Tenha uma frequência alta nas suas postagens
  • Produza stories todos os dias e incentive a interação com questionários, quizz entre outros recursos
  • Reposte publicações de perfis que conversem com a persona do seu público-alvo.

Como gerar encantamento no Instagram:

  • Responda sempre as mensagens enviadas na sua DM
  • Responda e interaja nos comentários das suas publicações
  • Curta e reposte as publicações onde o seu perfil for marcado
  • Facilite o acesso a outros meios para compra e contato com a empresa

Por onde começar:

Agora que você aprendeu bastante sobre inbound marketing, deve estar se preguntando por onde começar.

A Agência Optimo pode te ajudar nesse processo, otimizando o seu tempo e criando um planejamento estratégico para que alcance seus objetivos por meio do marketing digital.

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