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Saiba a importância de um blog para gerar engajamento para sua marca

Saiba a importância de um blog para gerar engajamento para sua marca

 

O blog já foi um dos maiores veículos de informação no mundo digital, mas será que ele continua tendo importância?

O blog é uma ferramenta amplamente conhecida para gerar conteúdo, sendo o seu surgimento quase tão antigo quanto o da própria internet.

Mas com o surgimento de novas plataformas e sites, como as redes sociais, essa estratégia vem gerado dúvidas em muitos empresários que estão começando a investir no branding da sua empresa.

Afinal, o blog se tornou obsoleto ou ele tem um papel de relevância, ainda hoje, no marketing digital?

A verdade é que sim, investir em um blog em 2021 é uma ótima estratégia de marketing e nós vamos te explicar o por quê.

 

Engajamento e conteúdo de autoridade

 

Houve uma mudança significativa nos últimos anos no campo de vendas, visto que hoje o marketing digital se tornou o grande foco para o campo publicitário.

E como o blog foi um dos primeiros canais para produção de conteúdo, ele também sofreu mudanças significativas no seu uso.

Atualmente, mais do que vender, o essencial é que você conquiste o cliente, de modo que ele veja a sua marca como uma referência no seu nicho comercial.

E uma das formas de passar essa confiança, para as pessoas que ainda não conhecem o seu trabalho, é montando uma estrutura na internet onde ele tenha acesso a todas as informações disponíveis sobre a sua empresa.

Essa estrutura normalmente engloba site e redes sociais, o que já dá uma boa visão do que você tem a oferecer, mas por que não ampliar esse canal?

Incorporando um blog ao seu site você mostrará ao seu cliente que está por dentro de tudo o que há de mais novo no seu mercado, além de disponibilizar informações importantes que podem ajuda-lo na hora de adquirir um dos produtos.

É o que chamamos de conteúdo de autoridade, e uma das formas de alcançá-lo é precisamente através de um blog bem estruturado e com um bom mecanismo de buscas em suas postagens.

Conquistando a confiança com esse tipo de conteúdo nós geramos engajamento, que basicamente significa estabelecer um relacionamento mais íntimo com o cliente, que não irá esquecer esse atendimento ou serviço.

Tráfego e mecanismo de buscas

 

O conteúdo que era feito há 15 anos se difere dos atuais em muitos aspectos, mas um deles é a questão chave para que você invista em um blog agora.

Hoje em dia, o carro chefe do marketing digital está baseado em dois conceitos: tráfego e engajamento.

Engajamento nós acabamos de conhecer, mas afinal o que é tráfego?

O conceito de tráfego é bem intuitivo, e significa a movimentação de usuários pelos sites na internet.

Atualmente o que mais se busca é o aumento de tráfego para a sua página. E por quê? Ora, quanto mais tráfego, ou seja, quanto mais pessoas acessarem o seu site, maiores são as chances delas comprarem o seu produto e conhecerem o seu trabalho.

O tráfego é a força motriz que irá desencadear engajamento, captação de leads e uma melhor colocação nos rankings de pesquisa para a sua página.

Já o mecanismo de busca é composto por um banco de dados que ajuda as pessoas a encontrarem informações na web, isso através de palavras ou termos digitados pelo usuário. Para explicar isso de forma resumida, podemos dizer que existem robôs inteligentes, como por exemplo o do Google, que vasculham sites 24 horas por dia em busca de informações que são armazenadas organizadamente em seus banco dados e posteriormente repassadas ao usuário de acordo com as palavras ou termos pesquisados.

Tudo bem, mas o que o blog tem a ver com tráfego e mecanismos de busca?

Bom, uma das maneiras mais simples e baratas de aumentar o seu tráfego, de forma orgânica é através do blog. Isso porque o blog encontra-se dentro do seu site, e é o melhor jeito de você inserir, através de artigos, conteúdos sem limites. Bingo! Isso irá fazer com que os mecanismos de busca entendam que você é relevante para o usuário que pesquisa sobre o seu tipo de serviço ou produto. Claro que existem regras e critérios para um artigo de blog ser escrito, que foram criadas baseadas em testes e tiveram seus resultados comprovados ao longo do tempo, mas isso é assunto para um outro artigo.

Pra ficar mais claro, vamos pensar em um exemplo prático: suponhamos que você possua uma empresa de turismo, que venda pacotes de viagens. Você possui um site bem estruturado e alimenta um blog com postagens semanais.

Um cliente em potencial, que deseja passar as férias em Recife, pensa em contratar uma agência de turismo.

Ele vai até um site de buscas e pesquisa termos como “viagem para Recife” “Pacote de viagem para Recife”. Esses são termos de pesquisa esperados por alguém que deseja fazer essa viagem.

Então para ordenar todas as páginas que são relacionadas ao assunto, o Google faz um ranking, baseado em algumas regras e critérios próprios, aqueles que falamos acima.

Basicamente a página que possuir as melhores palavras-chave, distribuídas de forma correta, precisas para aquele assunto, ficará melhor no ranking, aparecendo na frente de outras.

Percebe o impacto que o blog pode ter no seu negócio?

Com apenas um post, desenvolvido com as ferramentas de busca precisas, você pode fazer com que a pessoa entre no seu site e se interesse pelo seu produto ou serviço ao invés de entrar no da concorrência.

Sem anúncios ou propagandas. Incrível, não é?

 

Benefícios orgânicos para o seu site

 

Essa é a grande vantagem de um blog: ele pode gerar tráfego e engajamento de forma orgânica para as suas páginas na web.

Mas o que isso significa?

Significa que você não precisa gastar com anúncios pagos para aumentar o acesso ao seu site.

Conseguir público de forma orgânica quer dizer que se você possuir a orientação correta e criar conteúdo de autoridade você pode sair na frente até mesmo de quem gasta fortunas com propagandas caras.

Principalmente porque hoje, mais do que nunca, o diferencial na hora de fechar um negócio já não é mais quem tem mais dinheiro, quem tem os melhores anúncios, mas quem sabe como fidelizar as pessoas e mostrar que ao optar pela sua empresa ele não será mais um.

E você pode conseguir tudo isso apenas com a orientação certa, com as ferramentas adequadas e a disposição de aprender sempre mais.

Invista cada vez mais em você e na sua empresa. Busque por profissionais que sejam capacitados e adaptados nessa área.

Nós, da Agência Optimo, podemos te ajudar nesse processo. Produzimos todo o conteúdo necessário para que a sua marca ganhe força e seja cada vez mais competitiva no mercado. Conheça mais dos nossos serviços aqui https://agenciaoptimo.com.br/