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Plataforma online para delivery de bares e restaurantes: conheça as melhores estratégias de venda e logística para entregas!

Plataforma online para delivery de bares e restaurantes: conheça melhor estratégias de venda e logística para entregas!

Conheça uma opção mais eficiente e mais barata do que os app’s de entrega

Com a pandemia, muitos estabelecimentos alimentícios como restaurantes, lanchonetes e bares, tiveram que se reinventar com as portas fechadas.

A grande maioria teve de recorrer aos aplicativos de entrega para manter a sua receita até a volta à antiga normalidade.

Mas será mesmo que com o término da pandemia tudo voltará a ser como antes?

Só com o tempo saberemos mas uma coisa é certa: muitos hábitos e perfis de consumo que foram criados durante o período de quarentena irão permanecer após o seu término.

O delivery e o e-commerce no setor de alimentos e bebidas são um deles.

Iremos te contar neste artigo tudo o que você precisa saber para ter um delivery lucrativo do seu bar ou restaurante! Leia até o fim e confira!

Mudança de comportamento do consumidor

O consumidor tem cada vez mais optado por realizar suas compras online, sendo esse um mercado em franca expansão.

O número de pessoas que possuem qualquer restrição ou dificuldades em realizar compras online diminuiu drasticamente já que as vendas online no Brasil cresceram 56,8% em 2020 (segundo a ABCOMM).

Sabe-se também que muitos restaurantes que antes só tinham receitas oriundas de seus salões, conseguiram implementar e consolidar suas vendas online na pandemia.

Com o aumento do lucro oriundo das entregas, essas empresas apenas aguardam o retorno da abertura dos seus salões para unificar as duas receitas e comemorar o resultado.

As dores de quem usa app’s de entregas
Se você utiliza aplicativos de entrega como Ifood, Rappi, Uber Eats entre outros, certamente não está totalmente satisfeito.

Os aplicativos de entrega realmente são uma solução fácil mas que, a longo prazo, traz diversos prejuízos.

Vamos exemplificar alguns problemas que levam os donos de bares e restaurantes a loucura.

Margem:

A grande maioria dos estabelecimentos, assim que começam a engrenar nos apps de entrega, têm a sensação de ter um aumento significativo nas vendas e só com o passar do tempo e com o comparativo de vendas x custo em mãos é que tomam um choque de realidade.

Por oferecerem uma margem de lucro muito inferior, os empresários se veem obrigados a subir o preço dos seus produtos para evitar prejuízos.

E nem sempre essa solução é a ideal, já que com o produto mais caro o consumidor final acaba optando por comprar em outras empresas.

Restaurante fechado
Outra grande desvantagem dos app’s de entrega é que eles definem quando você estará aberto!

Se a demanda está alta por questões de logística, eles simplesmente fecham o seu restaurante.

Mesmo que, na realidade, você esteja aberto e com o leitor de água e luz girando e seus funcionários trabalhando.

Basicamente são eles que passam a mandar na sua produtividade. E não há nada que você possa fazer a respeito.

Base de dados

É muito importante que a empresa tenha uma carteira de clientes consolidada, ou seja, uma base de dados com os clientes antigos e atuais. Desse modo você consegue sempre enviar novas ofertas e criar uma relação duradoura.

Utilizando os aplicativos, os clientes não são disponibilizados a você.

Basicamente eles não são seus clientes e sim do aplicativo que detém os contatos.

Falta de exposição

Nem sempre estar nos app’s de entrega é sinônimo de vendas.

Isso porque, muitas vezes, o seu estabelecimento não fica em evidência para os usuários o que dificulta a sua visualização, gerando um impacto negativo nas suas vendas.

Como ter a sua venda independente

Hoje há diversas maneiras de se fazer isso.

Você pode utilizar plataformas que cobram mensalidades e possibilitam inserir os itens do seu cardápio e fazer a venda direta para o seu cliente.

Você usará um domínio provisório ou se quiser fazer um upgrade de plano poderá utilizar o seu próprio domínio.

Assim sua empresa terá um link para cada um dos seus produtos, otimizando suas vendas.

Outra maneira é você ter o seu próprio e-commerce.

Dessa forma você não pagará nada a ninguém para ser independente e fazer suas vendas diretamente para o consumidor final.

Parece complicado, mas não é. Essa opção é sem dúvida nenhuma a mais lucrativa, já que dá ao empresário a liberdade no manejo das suas vendas.

Hoje existem diversas plataformas que facilitam a criação de um e-commerce mas se você não sabe como começar o ideal é que busque pelo trabalho de profissionais especializados no desenvolvimento de e-commerce’s.

Nós da Agência Optimo utilizamos a plataforma Woocommerce do WordPress para o desenvolvimento de lojas online pois ela atende muito bem a quem quer ter um delivery e vender pela internet. Além disso, o desenvolvimento é rápido e em poucos dias você já consegue estar fazendo suas vendas. Clique aqui e entre em contato conosco para saber mais.

O e-commerce
Se optar por outra plataforma, saiba que as atuais disponíveis no mercado possuem uma interface completa e detalhada sobre o seu negócio onde você facilmente consegue obter todos os números e dados sobre suas vendas.

Além de saber o quanto vendeu no período desejado, é possível saber quais produtos venderam mais, quantos foram e quando venderam.

Você consegue inclusive definir quais mensagens os seus clientes receberão por e-mail na hora da compra e também na hora que o produto for entregue.

Mais benefícios

Vamos conhecer os principais benefícios ao desenvolver o seu e-commerce:

  • É possível ter um layout de acordo com a sua identidade visual;
  • Não pague nenhum tipo de mensalidade para ter sua loja aberta;
  • Insira quantos produtos quiser de forma fácil e rápida;
  • Defina seu horário de funcionamento;
  • Raio de entrega através de geolocalização;
  • Seu cliente consegue efetuar uma compra com poucos cliques.

Integrações com plataformas de apoio
No e-commerce do Woocommerce é possível ter diversas integrações através de API’s, como por exemplo com plataformas para fazer a sua entrega e com softwares de sistemas para bares e restaurantes (caso utilize).

O e-commerce “Meu delivery” da Agência Optimo possui integrações com plataformas de entrega por geolocalização e também com alguns softwares de gestão de bares e restaurantes. Caso tenha interesse clique aqui e entre em contato para saber mais.

Estratégia de vendas pelo e-commerce: migrando e fidelizando o seu público
Faça os app’s de entrega trabalhar pra você sem pagar nada por isso!

Isso mesmo! Existe uma ótima estratégia para se beneficiar da inteligência digital e dos grandes investimentos em mídias online que os app’s de entrega possuem.

Mas como fazer isso?
Simples! Você passará a enviar seus produtos com cupons de descontos na compra pelo site oficial. Eles podem ser impressos ou anexados a sua embalagem através de um flyer.

Essa ação fará com que você tenha uma grande chance de trazer o cliente do app de entrega para a sua loja online.

Os app’s podem trazer segurança e comodidades para o cliente mas pagar menos sempre vai fazer a diferença na hora da compra.

Ter o melhor preço sobre o mesmo produto fará com que o consumidor sinta-se beneficiado e caso ele venha a gostar do seu produto, irá sempre comprar diretamente com você.

Se você quiser antecipar o processo ative as promoções oferecidas nestes app’s, desse modo seu estabelecimento terá maior visibilidade e, ainda que as taxas aumentem, você estará vendendo mais.

Caso não queira pagar mais é só manter as vendas na velocidade normal.

Outra maneira de usar cupom é fazendo panfletagem na região do seu estabelecimento.

Dizem que panfletagem não funciona de forma eficaz mas receber um flyer com cupom de desconto é outra história.

Mesmo sendo algo impresso você pode gerar um cupom com desconto somente para o produto com a imagem que estará estampada no flyer.

Você pode também colocar um QR CODE que levará o cliente diretamente a esse produto, facilitando assim a vida do seu futuro cliente.

A mesma estratégia pode ser utilizada como divulgação pelo WhatsApp.

Falando em promoção, é possível criar cupons personalizados, inserindo o nome desejado. Pode ser por percentual ou valor de desconto.

Criar regras para a validade do cupom também é possível, por exemplo, o cupom pode ser válido somente para compras acima de um determinado valor ou servir somente para um produto em específico conforme mencionado acima.

Você consegue também configurar a entrega gratuita como por exemplo fazer com que o cliente ganhe entrega gratuita em compras acima de um determinado valor.

Marketing digital e divulgações

Outra forma interessante e extremamente eficaz é vender o seu produto através das mídias sociais, como o Facebook e Instagram Ads.

Por meio deles é possível fazer campanhas direcionadas ao público que consome seu produto e encontra-se na região de entrega do seu estabelecimento.

Uma dica é caprichar nas fotos dos produtos para que eles fiquem atrativos, afinal essas poderosas plataformas são ferramentas de atração e colocam o seu produto na cara do cliente.

Aliando esse tipo de divulgação com um bom e-commerce sua campanha de vendas será um sucesso total!
Mas como vou fazer as minhas entregas?
Tudo vai depender da sua demanda!

Se o seu restaurante tem pouca demanda, vale a pena você contratar plataformas que prestam serviço de motoqueiros, como a Lalamove e a Loggi.

Essas empresas possuem uma tabela fixa de quilometragem. Se você faz entregas dentro de um raio de 4km, a Lalamove cobra uma taxa de R$ 9,00 e a Loggi R$ 11,00.

Elas trabalham por geolocalização: assim que você recebe o pedido pelo e-commerce você acessa o app dessa empresa e insere o local de retirada e de entrega e em poucos minutos um entregador retirará o produto no seu estabelecimento.

No caso de uma demanda grande você pode optar por também usar esses aplicativos ou contratar seus próprios entregadores.

Em média você pagaria R$ 1.100,00 mensais além de uma comissão de R$ 3,00 por entrega, dependendo da sua negociação.

Este método é indicado somente para alta demanda e desde que você tenha disponível a partir de dois motoqueiros.

Caso você tenha somente um motoqueiro sua logística será ineficiente, já que assim que ele sair para uma entrega é possível que você receba um novo pedido. A entrega do novo pedido ficará dependendo do retorno do seu motoqueiro comprometendo assim a sua relação com o cliente.

A partir do exposto, fica claro que investir na venda dos seus produtos pela internet, através de um e-commerce próprio, é a melhor estratégia para o crescimento do seu negócio!

A Agência Optimo tem vasta expertise na criação de lojas online para bares e restaurantes além de te ajudar na divulgação e venda dos produtos.

Saiba mais clicando aqui ou acesse agenciaoptimo.com.br/blog/ para encontrar mais artigos como este.