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Marketing indireto: da propaganda “boca a boca” a ações publicitárias, saiba tudo sobre essa estratégia

Pautado na ação de influenciar os consumidores, conheça uma das estratégias de marketing mais antigas.

O marketing indireto trabalha na sutileza e no poder de uma boa indicação.

Afinal, quem não se interessaria em adquirir um produto aprovado por uma pessoa de confiança?

O seu modo de atuação é mais sutil do que o tradicional marketing direto, pois sugere ao cliente o seu produto ou serviço em espaços onde o intuito não é fazer uma propaganda.

Como exemplo, sentado em uma cadeira de cinema, assistir ao protagonista beber um refrigerante em um dia quente e ainda falar sobre isso pode levar ao espectador a rapidamente buscar o mesmo refresco na loja de conveniência mais próxima.

Na nossa sociedade esse tipo de prática é mais comum e sutil do que você imagina.

Comece a reparar em como todo o entretenimento que você consome possui sugestões de compra de produtos ou serviços.

Certamente você começará a enxergar com outros olhos tudo o que consome.

Nesse artigo iremos mostrar quais as principais ações de marketing indireto e como você pode utilizá-las, de forma eficiente, no seu negócio. Confira!

O que é o marketing indireto?

Esse tipo de marketing se baseia em ações de publicidade que não explícitas, ou seja, não são claramente uma propaganda ou uma tentativa de venda.

O marketing indireto, portanto, não trabalha vendendo um produto mas sim a sua ideia.

Essa técnica engloba uma infinidade de ações e ferramentas que podem ser utilizadas.

Vamos exemplificar algumas para que você se inspire e comece a investir também nessa estratégia de marketing.

Indicação de amigos

A divulgação através de indicações, o famoso “boca a boca”, é a mais antiga e eficiente maneira de se fazer uma divulgação indireta.

Muitas empresas ofertam descontos para quem trouxer um amigo para adquirir o produto, algo simples, mas muito eficaz.

Influenciadores digitais

Não há dúvidas sobre o impacto que o avanço da internet e o desenvolvimento das redes sociais causaram no nosso modo de vida atual.

Uma criação inteiramente possibilitada por essas ferramentas foi o fenômeno dos influenciadores digitais, pessoas comuns que ganharam o seu espaço e que se tornaram famosas por seus inúmeros seguidores.

Uma camisa usada pelo seu influenciador digital favorito já pode fazer com que o consumidor queira uma semelhante, pesquise sobre a marca e feche negócio.

Afinal, quando você segue um influenciador é porque se identifica com ele e com suas preferências pessoais.

Investir em campanhas indiretas com esses profissionais se tornou uma das práticas mais comuns no marketing digital.

Os famosos “mimos” e “recebidos” dos influenciadores são formas de se fazer um marketing indireto.

As empresas enviam produtos e lançamentos da marca para influenciadores que são referência no nicho e possuem seguidores que se enquadram no público-alvo do seu mercado.

Atualmente essa é a melhor ação indireta de vendas, já que as redes sociais são uma ferramenta poderosa para a geração de leads e vendas.

Pesquise por influenciadores cujo perfil se encaixa no público-alvo do seu produto e converse sobre a possibilidade de parcerias futuras.

Youtubers

Ainda na categoria de influenciadores digitais, vamos dar um destaque especial aos produtores de conteúdo de vídeo, os famosos Youtubers.

Hoje há diversas plataformas para a criação e compartilhamento de vídeos, mas o Youtube ainda continua sendo a principal e mais relevante.

Grande parte das pessoas que buscam o Youtube para pesquisar sobre algum assunto, acabam consumindo vídeos produzidos por Youtubers.

Como exemplo, imagine que você está à procura de um novo aspirador de pó mas ainda não se decidiu sobre qual comprar.

No Youtube você encontrará diversos vídeos com “reviews”, ou seja, resenhas sobre cada marca, quais os benefícios e pontos negativos de cada aspirador e um parecer final, onde o Youtuber deixará claro qual produto você deve investir.

Esse é um campo que deve ser levado em consideração para o seu negócio, principalmente porque a maioria desses profissionais possui presença também em outras redes sociais e plataformas, onde seu produto também será divulgado.

Você pode começar enviando produtos e lançamentos da marca, como presente, e caso a exposição traga resultados positivos, considere elevar a parceria para um patrocínio formal, com publicidade paga e criação de anúncios diretos.

Filmes, séries e novelas

Outra forma indireta de divulgação é por meio do entretenimento audiovisual, como filme, clipes, novelas, entre outros.

No Brasil a novela é um programa tradicional, uma marca da nossa cultura.

Não é novidade quando uma atriz usa determinado estilo de roupa ou cabelo e naturalmente esses itens se tornam tendência na moda, sendo utilizados por todas as brasileiras.

O mesmo ocorre nos filmes, de modo muito sutil, como na bebida que o protagonista está tomando, suas roupas ou o carro que dirige.

A ideia é apresentar o consumidor um modelo de como alguém que utiliza a marca se parece.

Assim, quando um personagem carismático utiliza sempre um sapato específico e faz menção a ele, sem que você perceba, o público naturalmente terá sua atenção voltada para aquele item.

E por fim, se o indivíduo se identificar ou se inspirar no personagem, as chances de compra são tão certas quanto de um anúncio de vendas propriamente executado.

Qual a melhor estratégia? O marketing direto ou indireto?

No marketing digital não há melhor ou pior estratégia, mas sim a que se encaixa melhor com o tipo de negócio e o seu propósito.

Além disso, você deve sempre diversificar as formas de divulgação, de modo a encontrar as que trazem melhores resultados.

Entretanto, devemos ver o marketing indireto como uma ação complementar, uma ferramenta para impulsionar a divulgação da sua empresa de forma mais sutil e natural.

Ela não pode ser a única estratégia de marketing, já que a publicidade ativa, clara e direta é fundamental em qualquer negócio.

Invista então em pequenas ações, como as que exemplificamos, e veja como o marketing indireto pode impulsionar os seus ganhos.

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