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Google Partners: Como receber o Selo e se Tornar Parceiro?

O que é o Google Partners, como receber seu selo e se tornar parceiro

Você trabalha em alguma agência que presta serviços digitais ou até mesmo presta serviços como autônomo? Sabe o que está perdendo por não estar associado ao Google Partners? Então acompanhe:

Este artigo pretende trazer de forma clara e atualizada o caminho para se tornar um afiliado ao Google Partners e passar a receber todos os benefícios que eles oferecem.

 

O que é o Google Partners?

 

Google Partners é o programa do Google para agências de publicidade, profissionais de marketing digital e outros consultores on-line que gerenciam contas do Google AdWords. O selo que é oferecido indica para o mercado que sua agência conquistou o estatuto de Google Partner em um nível mais elevado de desempenho e especialização em produtos Google. Além da credibilidade, a certificação gera benefícios como inclusão no marketplace e premiações

 

O que você ganha com isso?

 

  • Status de parceiro: passar nos exames e receber as certificações ajuda sua empresa a se qualificar para o status de parceiro. As empresas qualificadas ganham o selo do Google Partners ou do Premier Partner. O selo indica que você demonstrou habilidades e conhecimento em Google AdWords, atendeu aos requisitos de gastos do Google AdWords, possibilitou o aumento da receita de clientes e agências, além de manter e expandir sua carteira de clientes.
  • Ganhe especializações para empresas: as empresas com status de parceiro e que atendem aos requisitos podem ganhar especializações. As especializações para empresas mostram seu conhecimento em um produto específico para ajudar você a ganhar negócios e se diferenciar no mercado.
  • Encontre novos clientes: as empresas que ganham o selo do Google Partners ou do Premier Partner aparecem na Pesquisa de parceiros do Google Partners, nosso mecanismo de pesquisa para parceiros. Os anunciantes usam a Pesquisa do Google Partners para encontrar empresas que possam ajudá-los com suas necessidades de publicidade on-line e relacionadas a websites.
  • Conecte-se com o Google: as empresas com status de parceiro podem ter acesso a outros eventos, treinamentos e muito mais. Além disso, você pode acessar as ofertas promocionais do Google AdWords para clientes em potencial e atuais.

 

Alguns Benefícios:

 

Qualquer programa de especialização lançado pelo Google atrai muito interesse de profissionais do Marketing Digital. Particularmente o Google Partners foi um dos melhores programas criados até aqui, sendo assim, vou lhe explicar de forma bem minuciosa quais são as principais vantagens de estar inscrito neste programa incrível:

  1. Certificação: A primeira vantagem que julgo extremamente importante é você ser reconhecido como um profissional da área de Adwords. Participando do programa você tem acesso a materiais de estudos exclusivos, além de diversas informações adicionais que contribuem muito para o seu desempenho no momento do exame. De forma online, você consegue realizar as duas provas necessárias para tirar a sua certificação e com o certificado em mãos, você pode passar aos seus clientes uma autoridade muito maior, visto que o Google lhe concedeu um atestado que comprove sua qualificação profissional.
  2. Ofertas Promocionais: Quem é parceiro recebe ofertas exclusivas, bem como novidades e cupons Adwords para prospectar novos clientes, além de fidelizar os que você já tem. Os parceiros ainda ganham brindes com a logomarca Google, o que incentiva muito a utilização da plataforma.
  3. Quiz: Como forma de trazer mais interatividade à plataforma, o Google trouxe uma espécie de jogo, que nada mais é que uma competição entre agências, com objetivo de aumentar os investimentos e assim ir ganhando pontos em uma classificação geral.
  4. Material de Estudo Exclusivo: Sempre pensando em manter o seu usuário informado através da plataforma Google Partners, seus inscritos têm acesso a um material de estudos exclusivo e que estão sempre atualizados conforme as políticas do Google. Essa atualização do material de estudo é muito importante para que você possa fazer os exames anuais de certificação que a parceria lhe exige, isso porque todas as questões cobradas nas provas tem uma abordagem atual.
  5. Networking: Através do Google Day e do Google Weekend, o Google traz as agências para perto de si mesmo e faz com que elas se conheçam. Em espaços com a cara do Google e muitas vezes em sua própria sede, ele convida os participantes para eventos exclusivos, recheados de muita diversão, informações e aprendizado.
  6. Suporte Personalizado: Como o Google Partners é uma ferramenta unificada, através da própria plataforma, as agências conseguem comunicar-se com a área de Adwords do Google, podendo obter informações mais rapidamente, bem como, resolver possíveis problemas que possam vir acontecer no dia a dia de trabalho.

 

Primeiros Passos:

 

O primeiro passo para possuir o selo é possuir um perfil adequado e as certificações necessárias:

  1. Perfil de Empresa: Para começar, o Google Partners precisa que você crie um perfil completo de sua empresa, contendo todas as informações solicitadas, bem como, nome da agência, dados de contato, descrição dos serviços e etc. É importante salientar que para a criação da conta será necessário que você faça um perfil individual para você e outro exclusivo para a sua agência.
  2. Certificações: Um dos requisitos fundamentais e exigidos para integrar o programa é que, pelo menos, um colaborador de sua agência seja qualificado e tenha o certificado do Google Adwords. É claro que ter mais de um, torna sua agência muito mais atrativa, aumentando suas chances de se tornar parceiro do Google. É obrigatório ser aprovado no exame de fundamentos do Adwords e em um dos exames opcionais de publicidade, que são: Publicidade em Display, Publicidade Mobile, Publicidade em Vídeo, Publicidade em Pesquisa ou Publicidade em Shopping.
  3. Investimentos: O valor de investimento também é um fator importante para participação do programa, isso porque o Google está de olho, semanalmente, na rentabilidade de suas campanhas para saber se todos os ensinamentos passados nas certificações estão sendo aplicados. É preciso ter somado em gastos o valor de US$10 mil dólares ou equivalente na moeda de seu país, ter tido atividades que geram gastos em pelo menos dois de três meses e ter uma conta de administrador de pelo menos 90 dias.

Importante: Ter essa certificação Google como pessoa física é um dos pré-requisitos para sua agência conquistar o selo de Google Partner. O selo Google Partner pode ser na versão comum (na cor azul) ou premier (na cor vermelha).

Mas o que é o Google Partner Premier? Em 2016, o Google lançou o selo Google Partner na versão Premier para destacar as agências filiadas ao Google Partner com um nível mais elevado de desempenho e especialização em suas ferramentas.

 

 

Ou seja, pessoa física pode ser certificada pelo Google e agência pode receber o selo de Google Partner.

Para prestar a prova Google é necessário ter uma MCC ( My Client Center). A MCC do Google é uma conta de admnistrador do Google Adwords especial onde você centraliza todas as contas de seus clientes ou sites que administra. Veja como criar a sua MCC no Google.

 

Mão na Massa:

 

Para tornar-se parceiro, além de atender os requisitos acima, você deve realizar os seguintes passos:

1) Endereço: Acesse o site: google.com/partners

2) Inscreva-se: Vá até a aba “Participe do Google Partners e clique em Inscreva-se Agora.

 

3) Faça login com sua conta Google, lembrando que ela deve ser uma MCC

4) Lá você verá no painel a parte de certificações que você deve fazer além da parte onde está o seu perfil. Seu perfil deve estar completo para que você possa obter sucesso no cadastro de sua conta.

5) Em visão geral você deve adicionar o nome de sua empresa. Caso ainda não tenha uma empresa cadastrada, você deve cadastrar a sua, basta selecionar a opção “Adicionar Empresa”

 

6) Faça o cadastro completo de sua empresa e após concluir esse cadastro você deve filiar sua empresa ao seu perfil da MCC. No cadastro, é necessário confirmar a propriedade do site usando um email com o mesmo domínio ou verificando via Google Search Console.

Com o perfil da agência configurado, é necessário que os membros da equipe também realizem seus cadastros pessoais no Google Partners e vinculem o perfil a empresa (clicando em “O meu perfil” e buscando pela empresa no formulário de afiliação).

 

Desempenho da empresa

 

A equipe do Google avalia o desempenho da empresa através do aumento na receita geral dos anúncios e também por manter ou conquistar mais clientes usando Google AdWords.

Por isso é importante vincular ao perfil da empresa no Google Partners a MCC principal da agência, para que some todos os clientes e acabe sempre incluindo os clientes novos que são conquistados.

Outros fatores que são levados em consideração são métricas de desempenho, como a qualidade das campanhas e o CTR (Click Through Rate) médio.

 

Adwords e Investimentos

 

Não é só qualidade e desempenho que o Google avalia para conceder a certificação de Google Partners, é preciso garantir um investimento mínimo também.

O valor mínimo que é preciso atingir no total de gastos com Google AdWords é de 10 mil dólares nos últimos 90 dias corridos, ou o equivalente em reais.

Além disso, é necessário ter a conta de administrador com pelo menos 90 dias e investimentos em pelo menos 60 dos 90 dias.

 

Conclusão

 

São várias etapas e o processo completo pode levar algum tempo, mas tudo isso significa que ao conseguir o selo e carregá-lo com você, isso fará toda a diferença nos seus negócios.

Pronto! Agora você está apto para conquistar seu selo de Google Partner. Lembrando que em alguns casos, todas essas mudanças podem levar algum tempo para surtirem efeito.

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