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Entenda como funciona o algoritmo do Instagram e o faça trabalhar para você!

Atuando de acordo com as regras do aplicativo você pode impulsionar o seu perfil na rede social

O Instagram é a rede social mais acessada nos últimos anos, se tornando uma plataforma extremamente importante para as empresas e o desenvolvimento de negócios.

Ela permite estreitar as relações com os clientes, facilitar os mecanismos de compra e ampliar a publicidade dentro do seu nicho de atuação.

Entender o seu funcionamento e todas as suas ferramentas é fundamental para aqueles que querem utilizar a rede social ao seu favor.

E o que dita as regras de funcionamento dessa página é o seu famoso algoritmo, privilegiando ou então preterindo os conteúdos que são publicados na rede.

Nesse artigo você encontrará tudo o que precisa saber sobre o algoritmo que comanda o funcionamento do Instagram e como utilizá-lo ao seu favor. Confira!

O que são os algoritmos na internet?

Algoritmos são fórmulas matemáticas complexas que administram o funcionamento e organização do conteúdo nas páginas da internet.

Desse modo, cada plataforma possui o seu próprio algoritmo, que trabalha de acordo com o objetivo do site.

Como funciona o Instagram

O Instagram é uma plataforma, hoje, focada em conteúdo, sendo ele fotos ou vídeos.

O que estabelece quais serão as publicações com maior destaque na plataforma é, precisamente, o seu algoritmo.

Ele coleta informações e, baseado em determinados critérios, seleciona quais perfis e publicações terão maior relevância, aparecendo mais na rede em detrimento de outras.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

O algoritmo funciona de acordo com diversos critérios de seleção, que possuem valores diferentes.

A soma do conjunto é que estabelece o grau de relevância da publicação e do seu perfil, dando a ele destaque ou não.

Os critérios básicos analisados são o engajamento, a frequência e o interesse dos seus seguidores.

Vamos nos aprofundar um pouco mais em cada um deles e apresentar técnicas para melhorar o seu desempenho.

O que é engajamento?

O conceito de engajamento é muito importante não só no Instagram, mas no marketing digital como um todo.

Basicamente ele analisa a sua relação com o nicho ou mercado de atuação, o quanto o seu público interage com você e sua empresa.

No Instagram, o engajamento é a métrica principal do seu algoritmo, visto que essa é uma rede social e a interação é o carro-chefe da plataforma.

Desse modo, as publicações que possuem mais interações, ou seja, comentários, curtidas e compartilhamentos, serão aquelas com maior visibilidade na rede social.

Frequência

O Instagram privilegia o que é novo e constante.

Assim, é imprescindível manter uma frequência alta de publicações na rede para conseguir uma boa visibilidade.

Essa regra é a que demanda o real trabalho, já que se não houver uma constância diária de presença, a sua rede perde espaço e já não aparece com tanto destaque.

E quando falamos em frequência, é importante salientar que a plataforma dá atenção as publicações mais recentes.

Então, ainda que você tenha publicações relevantes, se não mantiver a constância nas postagens, seu conteúdo ficará defasado e perderá destaque.

Interesses e seguidores

Para começar a entender o algoritmo do Instagram, você precisa conhecer um aspecto muito importante da rede.

O Instagram não é apenas uma rede social para que os usuários compartilhem suas vidas.

Hoje, ela é uma rede para compartilhamento de conteúdo, que é apresentado e disseminado para aqueles que buscam essa informação.

Desse modo, os dados no Instagram têm se tornado cada vez mais específicos para os seus usuários.

As publicações são catalogadas e apresentadas para o público que demonstrou interesse prévio na rede.

Faça o teste. Busque na aba explorar por “vestidos de casamento” ou algo relacionado ao tema.

Em um primeiro momento aparecerão alguns perfis que você pode seguir ou apenas olhar o feed.

Passados alguns dias, se você continuar apresentando um interesse ativo pelo tema, a rede passará a apresentar publicidades de empresas do mercado matrimonial, seu explorar contará com diversas fotos sobre casamento e os perfis que você segue que forem relacionados ao tema terão prioridade na aparição do seu feed.

Desse modo, para que sua conta na plataforma seja privilegiada pela métrica, você deve possuir um conteúdo de referência no seu nicho, de modo que o Instagram entenda que o seu perfil é relevante para o seu público-alvo.

Colocando em prática

Se você busca verdadeiramente fazer do Instagram a sua plataforma de negócio, seja para promoção pessoal ou para sua empresa, é importante planejar suas publicações e monitorar a sua repercussão.

Você encontra diversos conteúdos gratuitos na internet para te auxiliar nessa questão.

Em qualquer estratégia no marketing digital, é preciso monitorar o andamento e a resposta do seu público às ferramentas empregadas.

No Instagram, além de utilizar aplicativos que permitam avaliar quais posts tiveram uma maior interação, você pode interagir com o seu público, criando enquetes perguntando sobre temas e sugestões.

Com isso você também aumenta o engajamento nas suas publicações, outra métrica do algoritmo.

O engajamento é alimentado com enquetes, criação de conteúdos interativos nos stories, lives respondendo aos comentários das publicações, etc.

Atualmente, as lives são uma excelente forma de aumentar o engajamento de forma orgânica, então vale a pena investir.

Além disso, lembre-se de responder comentários e mensagens enviadas por DM, o que fortalece a intimidade e estimula a interação com seus seguidores.

Como foi salientado antes, a apresentação do seu conteúdo deve ser de excelente qualidade para que o algoritmo enxergue sua página como referência no seu nicho de atuação e a entregue para usuários que estejam interessados no seu segmento.

Certamente são muitos os pontos que devem ser levados em consideração, por isso o acompanhamento profissional para quem quer investir de verdade na plataforma deve ser considerado.

Hoje o Instagram é uma excelente ferramenta a ser explorada para vendas, gerar engajamento e se aproximar do seu cliente.

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