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E-commerce: a melhor opção de negócio em 2022 [Guia completo]

Conheça os benefícios de um comércio digital e os passos necessários para sua implantação

Em busca de opções de negócios rentáveis para investir seu capital?

Seja para criar um novo empreendimento do zero ou para impulsionar as vendas da sua empresa, o e-commerce é um excelente modelo de negócio.

Desde 2020, com o começo da pandemia, o e-commerce cresceu exponencialmente e se mostrou um investimento certo para quem quer se tornar referência no mercado.

Acompanhe nesse artigo com tudo o que você precisa saber sobre a criação, estruturação e manutenção de um e-commerce de sucesso em 2022. Confira!

O que é um e-commerce

Comecemos pela questão mais básica: o que define um e-commerce?

A tradução literal do termo em inglês é comércio virtual, ou comércio online, e basicamente é definido por negócios que possuem toda a sua estrutura organizacional em uma plataforma online.

Então um e-commerce é uma loja virtual?

Não!

Uma loja virtual é aquela onde uma empresa já estabelecida com lojas físicas expande suas vendas através de uma página virtual.

Desse modo, a venda virtual vem de forma a complementar e impulsionar as vendas já estabelecidas nas lojas físicas do negócio.

Quais as vantagens em investir em um e-commerce?

Criar um modelo de negócio online possui diversas vantagens, principalmente para os negócios inovadores!

Primeiro, o custo de investimento inicial para a montagem da loja é significativamente menor, já que não é necessário gastos como locação de espaço físico, mobília e contas básicas como água e luz.

Com isso, o custo do seu produto se torna menor e mais competitivo no mercado, sem contar a facilidade de se comprar em qualquer momento do dia, o que aumenta a sua capacidade de venda.

Um e-commerce é montado virtualmente e sua produção pode ir evoluindo de acordo com a demanda do seu público-alvo.

E a grande vantagem nesse modelo é conseguir monitorar de forma pragmática o seu consumidor, entendendo o que ele busca e se tornando cada vez mais atrativo.

Com um e-commerce bem estruturado você consegue monitorar quais produtos vão para o carrinho mas depois são abandonados, quais são os produtos mais visitados, qual o horário de maior acesso na plataforma, entre outras informações cruciais que em uma loja física seria impossível de se conseguir.

Quais são os tipos de e-commerce?

Há diversos modelos de negócio do tipo e-commerce, de acordo com o seu sistema de organização e objetivo de vendas.

Por exemplo, nós temos os modelos B2B e B2C de negócio, classificações de acordo com o consumidor final do produto.

B2B é uma sigla em inglês para “business to business”, e se refere a empresas que vendem para outras empresas.

Já B2C vem da expressão “business to consumer”, e se refere a empresas que vendem para o consumidor final, ou seja, apenas para pessoa física.

Há também a classificação baseada no tipo de produto comercializado, se físico ou se virtual, como cursos, serviços entre outros.

E por fim há os e-commerces cujas vendas estão focadas no atacado e há aqueles que estão focados no mercado varejista.

Como criar um e-commerce de sucesso?

Agora que você conhece as vantagens das vendas online, vamos ver quais são as etapas necessárias para a criação de um e-commerce.

  • Crie o site

O primeiro passo é criar o site onde estará baseado o seu comércio online.

Você pode contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço ou mesmo hospedar seu site em plataformas de criação de páginas.

Investir na criação do site é de suma importância para o sucesso da sua empresa em longo prazo, por isso, se possível, invista em profissionais capacitados para realizar essa tarefa.

  • Escolha o seu servidor

De nada adianta uma página com design impecável mas com um servidor ruim, com uma interface que demora a carregar, ou que faz com que o site caia o tempo todo.

  • Estruture o sistema de cobrança

Essa, sem dúvida, é a parte mais complicada durante a criação do e-commerce.

Ele precisa ser claro, eficiente e, o mais importante, extremamente seguro. Isso porque esse sistema terá acesso a dados bancários de todos os clientes, que podem ser utilizados para golpes caso não esteja muito bem protegido.

Você pode utilizar basicamente dois modelos de sistema para efetuar a cobrança e o processamento financeiro do seu site.

Você pode criar um meio direto de pagamento, onde o seu próprio site recebe e faz o processamento ou então utilizar os serviços de uma empresa financeira, como o Pagseguro, por exemplo, para intermediar o tramite.

A primeira é excelente mas demanda um sistema muito bem estruturado e seguro, já que o seu site será o total responsável pelas informações do seu cliente.

A segunda é uma opção para quem está começando e ainda não pode investir em um meio direto de pagamento.

Além de garantir a segurança do seu cliente, você dinamiza o processo enquanto trabalha na elaboração de um sistema direto.

  • Controle de estoque e logística

Se o seu comércio é de produtos físicos, é importante que você possua um sistema para controle de estoque com qualidade, de modo a evitar problemas futuros na disponibilidade de produtos e evitar transtornos para seus clientes, como atraso nos prazos de entrega.

Invista onde é realmente necessário

Apesar de ter a vantagem de não ser preciso investir em itens necessários em um negócio físico, o e-commerce possui também gastos que são indispensáveis para a sua implantação.

Toda a estrutura digital, desde a criação do site ao sistema de logística, deve ser desenvolvida com muito cuidado e atenção, sendo a chave para o sucesso ou fracasso do negócio.

Confie essa tarefa para profissionais capacitados e experientes nesse tipo de sistemas, já que eles são a base do seu negócio.

A Agência Optimo pode te ajudar nesse processo, otimizando o seu tempo e criando uma estrutura segura e escalável para o seu negócio, poupando você de problemas futuros.

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