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Conteúdo para marketing B2B: como fazer, dicas e exemplos

Saiba tudo sobre o modelo de negócio direcionado para vender para outras empresas

O marketing B2B é uma estratégia de marketing específica para empresas que vendem para outras empresas.

Nesse caso, a sua captação de lead e estratégias de vendas são mais especificas e qualificadas do que o marketing B2C, direcionado ao consumidor final.

É importante conhecer bem não só o seu público-alvo, mas dominar as estratégias específicas para atrair essas empresas a contratarem o seu serviço ou comprarem o seu produto.

Nesse artigo daremos uma visão geral sobre o marketing B2B e dicas essenciais para começar a implantar de forma adequada e gerar mais vendas e lucro para sua empresa.

O que é o marketing B2B?

A sigla B2B significa “busines to busines”, ou seja, refere-se um modelo de negócio que possui como foco ou público-alvo outras empresas.

Um exemplo de negócio B2B é aquele entre um fornecedor de insumos alimentícios e uma padaria ou restaurante, por exemplo.

Dessa forma, ele é diferente daquele aplicado ao consumidor final, já que as demandas das empresas são diferentes, mais específicas e exigentes.

Tipos de negócios B2B

As empresas com enfoque B2B de um modo geral podem ser classificadas em algumas categorias de acordo com o serviço ou produto que vendem.

A primeira delas são as empresas fornecedoras.

Como no exemplo dado anteriormente, elas fornecem insumos básicos que serão utilizados pelas empresas compradoras para produzir determinado produto que será vendido ao consumidor final.

Na categoria de fornecedores nós podemos pensar nos de alimentos, tecidos, ferragens, banda larga, entre outros.

A segunda categoria é reservada a fornecedores de grande porte, que comercializam insumos para a área industrial.

Nesse caso, pode-se pensar no comércio de metais, equipamentos, entre outros artigos importantes para a área industrial.

Há também os distribuidores, cuja venda não é de insumos, mas sim do produto já finalizado.

Você pode pensar em distribuidoras de bebidas, por exemplo, que vendem para mercados, que por sua vez comercializam ao consumidor final.

Por fim, não podemos deixar de citar as empresas que oferecem serviços intelectuais, como consultorias técnicas específicas.

Nesse caso, pode-se pensar em um consultor técnico terceirizado que é contratado para solucionar alguma demanda da empresa, como algum reparo técnico, questões no Recursos Humanos, qualificações, aprimoramentos, entre outros.

É importante lembrar que ao se pensar em B2B, não se deve ter apenas grandes empresas em mente como foco de vendas, mas também empreendedores individuais e profissionais liberais.

Por exemplo, um local que aluga salas para que profissionais liberais exerçam suas atividades é um modelo de negócio B2B.

Tenha em mente que nesse modelo o alvo nunca será o consumidor final, na forma categorizada como pensamos ao falar em vendas.

Estratégias de marketing B2B

Vamos agora elaborar algumas estratégias B2B que você pode utilizar para alcançar mais clientes e captar novos leads nesse mercado.

Primeiro, você deve conhecer bem qual o seu nicho e o que o seu cliente busca.

Conheça suas necessidades, o valor que pode ser pago por elas e quais os concorrentes que fornecem o mesmo serviço, com a mesma qualidade.

Redes sociais

As redes sociais atualmente são o maior e melhor meio para fazer o seu marketing, seja B2B quanto B2C.

Isso porque hoje elas conectam não só relações pessoais, mas também permitem que as empresas encontrem clientes.

Logo, qualquer empresa de sucesso em 2021 investe em peso nas suas redes sociais, promovendo campanhas, construindo e nutrindo o seu lead e fortalecendo a relação com o seu consumidor.

E-mail marketing

O e-mail marketing é atualmente uma das formas mais eficientes de criar e nutrir o lead de uma empresa.

Para conhecer mais sobre lead e como desenvolver o da sua empresa, veja esse artigo do blog onde falamos tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Como estratégia para o marketing B2B ele pode ser utilizado para difundir conhecimentos sobre a área, eventos e ações promocionais.

Blog e marketing de conteúdo

Uma forma de atrair clientes é investindo no marketing de conteúdo.

Produzir e divulgar conteúdo de relevância gera uma relação de confiança com o seu público, fazendo com que ele acompanhe cada vez mais suas publicações e, eventualmente, feche negócio.

O seu cliente se sentirá seguro em adquirir os produtos ao ver que a sua empresa possui um conhecimento amplo da área, e sabe do que está falando.

Além disso, a tendência é que ele acompanhe o conteúdo da sua empresa e continue sempre acessando o site ou redes sociais à procura de informação.

Uma das formas de se trabalhar o marketing de conteúdo é por meio de publicações nas redes sociais e criação de e-mail marketing, como já havíamos mencionado, mas também através da criação de um blog.

O ideal é que ele seja hospedado no site da empresa, o que facilita o caminho até a compra.

Vantagens do B2B

Investir em um modelo de negócio B2B pode parecer um desafio mas certamente é um bom investimento de empreendimento.

Primeiro porque, no geral, os produtos comercializados nesse mercado são de custo elevado, porém de necessidade básica, logo as chances de serem adquiridos são mais altas.

Segundo porque são poucas as empresas nesse tipo de negócio se comparados com o modelo B2C, levando em consideração a devida proporcionalidade.

Nesse sentido, as chances de você se destacar inovando no seu atendimento são maiores, o que permite que você se torne uma referência no mercado mais rapidamente.

É claro que existe concorrência, mas esse modelo permite um crescimento exponencial, se comparado com o B2C.

Com a estratégia certa e um bom planejamento, um negócio B2B é um excelente meio para se investir e crescer.

Conheça mais sobre essa e outras estratégias de negócio no blog da Agência Optimo clicando aqui.