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Como usar gatilhos mentais na sua estratégia de marketing: dicas e exemplos

Como usar gatilhos mentais na sua estratégia de marketing: dicas e exemplos

Conheça a tática psicológica mais utilizada no mercado do marketing digital em 2021

Já pensou em potencializar as suas vendas apenas com a ajuda da psicologia na sua estratégia de marketing?

Pois é, os grandes protagonistas nessa área são os gatilhos mentais, técnicas mentais que levam o cliente a comprar o seu produto sem muita reflexão.

Eles veem sido utilizados há anos pelo mercado publicitário, então é essencial que você conheça esses mecanismos e aplique-os também no seu negócio.

Acompanhe nesse artigo o que são os gatilhos mentais e como utilizá-los para garantir o sucesso no seu planejamento de marketing.

O que são gatilhos mentais?

A definição de gatilho mental pode ser comparada com o de acionar uma armadilha.

A partir do momento que você aciona um clique, a armadilha se fecha automaticamente, capturando a presa no seu interior.

Do mesmo modo, ao acionar um gatilho mental conhecido na mente de um potencial comprador, as chances de que ele compre o seu produto de forma impulsiva cresce significativamente.

Vamos entender na prática como funciona esse mecanismo.

Determinadas decisões que o nosso cérebro toma acontecem por impulso, sem muito raciocínio, apenas seguindo o piloto automático.

Por exemplo, podemos citar o caminho que você faz indo para casa após o trabalho, o ato de escovar os dentes ou lavar as vasilhas.

Esses atos são tão rotineiros que você apenas os executa, sem realmente pensar sobre o que está fazendo.

Você acorda de manhã, vê sua escova de dente e sua pasta e automaticamente escova os dentes. Caso alguém perguntasse quais os movimentos você executou nessa operação, você provavelmente não saberia dizer.

Isso ocorre porque tomar decisões é algo cansativo para o nosso cérebro. Logo, assim que um padrão, uma rotina é criada, ele os segue no automático, para salvar energia para as decisões que realmente deverão ser tomadas.

Como aplicar gatilhos mentais nas vendas?

Agora imagine o quanto sua marca ganharia caso o seu consumidor ao ler o seu anúncio encontrasse gatilhos mentais, chaves que fariam com que seu cérebro o induzisse a realizar a tomada de decisão (efetuar a compra, no caso) sem muita reflexão.

Essa tática vem sido estudada há anos e cada vez mais tem se aperfeiçoado.

Os gatilhos mentais no marketing digital englobam o copywritting (texto com escrita persuasiva), o design do anúncio, bem como as cores, o layout e a interface onde ele é apresentado.

Os gatilhos mentais são excelentes facilitadores, pois fazem com que o cliente tenha o “empurrão” final para finalizar a sua compra.

Nesse sentido, perceba que apenas o uso deles não garante a sua venda!

O intuito dos gatilhos não é o de manipular ou convencer uma pessoa que não é o público-alvo (e, consequentemente, não possui um interesse ativo no produto) a realizar a compra.

Ele tem apenas a capacidade de persuadir o cliente que já possui o interesse a tomar a decisão e fechar o negócio.

Onde utilizar os gatilhos mentais?

Como falamos anteriormente, os gatilhos podem se apresentar de diversas formas, como, por exemplo, na escrita do seu texto, no design do seu anúncio, nas suas chamadas de venda, etc.

Desse modo, percebe-se o principal local onde você deve empregar esses gatilhos é onde a sua empresa produz conteúdo.

Se você quer que seu produto seja referência no mercado é fundamental que você produza conteúdo de autoridade na sua área de atuação.

Logo, invista na criação de landing pages, e-mail marketing, conteúdos gratuitos como e-books ou webinários, e incorpore gatilhos mentais em cada um deles.

Desse modo, o cliente se sentirá segurança no seu produto, o que em conjunto com a sua estratégia de marketing, fara com que você crie uma relação duradoura com ele.

Tipos de gatilhos mentais: veja alguns exemplos!

Bom, agora que já entendemos como funciona o mecanismo dessa estratégia de venda, vamos conhecer na prática quais os tipos de gatilhos mentais e como eles se apresentam no dia a dia.

Todos os gatilhos apelam para alguma sensação ou sentimento que fazem com que o cliente sinta a necessidade imperativa de adquirir o serviço ofertado.

Gatilho da urgência ou escassez

Esse é sem dúvida um dos mais utilizados, pois age diretamente no sentido de urgência e oportunidade da pessoa.

Você ativa esse gatilho ao adicionar no seu anúncio frases como “Somente hoje”, “Últimos lugares” ou “ Vagas limitadas”.

Essas chamadas despertam a urgência e o sentido de necessidade do cliente, já que sua mente vê o perigo de estar perdendo a chance de um bom negócio ou de conseguir uma vaga exclusiva.

Com isso, ele acaba sendo induzido a realizar a compra naquele momento, para não correr o risco de perder a chance da oferta.

Gatilho do bônus especial

Esse gatilho é principalmente utilizado na captação de leads para o seu negócio.

Funciona da seguinte maneira: a empresa oferece alguma vantagem como um bônus ou desconto ao cliente em troca de alguma coisa, como fornecer o seu melhor e-mail, ou fazer a compra naquele momento.

O consumidor se sente compelido a aceitar porque, para o cérebro, uma troca justa está sendo feita, logo, vale a pena arriscar.

Utilizando esse gatilho como estratégia de captação você aumentará significativamente a sua cartela de clientes em potencial.

Gatilho da novidade/exclusividade

Quem não gosta de ter algo que ninguém mais possui?

Pois é, o gatilho mental da novidade é baseado nesse desejo humano de estar à frente e ter em primeira mão o que há de mais novo no mercado.

Esse gatilho funciona para empresas que já possuem uma base de clientes bem estruturada e irá lançar novos produtos.

Para que o gatilho realmente funcione, é importante que o produto ou serviço que você estará oferecendo seja realmente novidade no seu campo de atuação.

Já o gatilho da exclusividade pode ser usado na divulgação de serviços de assinatura, ou de pacotes com benefícios que apenas os contratantes terão acesso.

Além de ter mais benefícios, o consumidor ficará tentado pela possibilidade de possuir um serviço com itens exclusivos e mais completos.

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