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Como crescer seu pequeno negócio utilizando as principais estratégias de marketing digital

Saiba tudo que a nova modalidade de marketing pode oferecer para o seu crescimento

A internet nos últimos 10 anos se tornou imprescindível para todos os setores da vida moderna, gerando modificações no nosso estilo de vida, consumo e negócios.

No ramo comercial, houve o surgimento do marketing digital, ramo da publicidade relacionado com campanhas exclusivamente realizadas na internet.

Se a forma como se anuncia no rádio é diferente da forma como se anuncia na televisão, deve-se imaginar que o marketing digital é diferente de tudo.

Se o futuro dos negócios é a internet, o marketing digital é o que irá diferenciar as empresas de sucesso das que continuarão com mais do mesmo.

Conheça as principais estratégias de marketing digital que você pode começar a empregar no seu negócio.

  • SEO: marketing de conteúdo

A primeira estratégia requer a criação de uma estrutura básica, para então começar a gerar resultados.

Vamos primeiramente entender o que é o SEO.

Essa é a sigla para o termo inglês Search Engine Optimization, o que em uma tradução literal significa otimização dos mecanismos de busca.

Hoje uma das formas mais utilizadas para encontrar o produto ou serviço que você pesquisa é a busca em mecanismos de busca como Yahoo, Google, etc.

Já parou para pensar qual o critério que faz com que alguns sites apareçam primeiro na pesquisa orgânica, enquanto outros nem sequer chegam a ficar na página inicial?

Quem define essa seleção são as palavras-chave utilizadas na elaboração do seu texto, ou seja, aquele que possuir as principais palavras de busca para aquele assunto.

Vamos pensar, por exemplo, que sua empresa vende pacotes de viagem online, para todo o Brasil.

Com um site bem montado e com publicações que utilizem, com eficiência, SEO na sua composição, um cliente que busca mais informações sobre viagens e que não conheça seus serviços o encontrará ao fazer uma pesquisa rápida.

O SEO é uma ferramenta muito poderosa e traz efeitos benéficos a longo prazo para o seu negócio.

  • Blogs

E qual o melhor meio para aplicar suas estratégias de SEO? Certamente através de um blog.

Você pode incorporá-lo ao site da sua empresa e sempre nutrir com publicações relacionadas com os produtos da sua empresa.

Muitas pessoas não sabem que realmente precisam de um produto até que alguém mostre a elas essa necessidade.

Voltando ao exemplo da empresa de viagens, muitas vezes o cliente ainda está amadurecendo a ideia de investir em uma viagem e ainda não conhece todos os benefícios que um pacote pode oferecer.

Em uma pesquisa sobre características do local que deseja conhecer, o cliente pode encontrar o blog da sua empresa e ter acesso a informação que buscava e ainda conhecer os seus serviços.

Criando textos sobre os destinos que o seu negócio trabalha você atrairá o público interessado nesses lugares, especificamente, aumentando as chances de encontrar novos clientes.

  • Redes sociais

As redes sociais há alguns anos deixaram de ser apenas entretenimento para tornarem-se plataformas completas de negócios.

Para sua empresa ser conhecida, ela precisa ser o mais acessível possível e é aí que as redes sociais entram.

Além de facilitar a compra, essas plataformas também são importantes ferramentas de marketing, aumentando o acesso daqueles usuários que já conhecem sua marca e possibilitando que clientes em potencial a descubram.

Isso porque, de acordo com os interesses dos usuários, as plataformas direcionam os anúncios das empresas, entregando a sua publicação exatamente para seu nicho de mercado.

E como a esmagadora maioria das pessoas acessam diariamente esses locais, as mídias sociais se tornaram o maior foco do marketing digital.

  • Tráfego pago

O tráfego pago é uma ferramenta assertiva e pode sim impulsionar os ganhos do seu negócio, mas deve ser usado com conhecimento e cautela para garantir ganhos reais.

O tráfego pago nada mais é do que os anúncios pagos, nas plataformas digitais, como Google, Youtube, Facebook, Instagram, entre outros.

É possível coordenar de forma específica, como, por exemplo, mantendo os anúncios ativos apenas para determinado público, horário ou tipo de acesso.

É uma das estratégias queridinhas daqueles que começam no mercado digital, mas como dissemos antes, não é garantia de sucesso, principalmente se não for utilizada de forma correta.

Por isso, antes de sair investindo em anúncios pagos na esperança de vendas rápidas e fáceis, analise bem a situação do seu negócio e veja se esse tipo de investimento realmente será benéfico.

Na realidade, todas as ferramentas de marketing possuem a capacidade de realmente alavancar suas vendas, mas é preciso encontrar qual a melhor a ser utilizado em cada momento, ou até mesmo combinar o uso de vários para alcançar resultados satisfatórios.

Não existe receita de bolo para o sucesso e com a publicidade isso não seria diferente.

Com conhecimento e profissionalismo o marketing levará sua empresa além.

  • Monitoramento e planejamento

Todas essas e outras estratégias de marketing podem sim mudar o rumo da sua empresa e transformá-la em referência no seu nicho de atuação.

Entretanto, isso só irá acontecer com o acompanhamento das métricas definidas de modo a monitorar o andamento das campanhas utilizadas, enxergando assim, possibilidades de melhorias.

É possível encontrar no mercado alguns aplicativos, gratuitos até, para fazer esse controle.

Um exemplo bem conhecido é o Google Analytics, a plataforma de análise do Google que possui diversas funcionalidades importantes para acompanhar o desenvolvimento das suas campanhas.

Na realidade, demanda muito conhecimento e experiência de mercado para conseguir extrair o melhor de todas as estratégias e otimizar os seus ganhos, com o mínimo de gasto.

Se você está começando agora no marketing digital, investir sozinho nesse mercado, sem nenhum tipo de consultoria, pode ser desastroso ou mesmo não fazer nenhuma diferença para o seu negócio.

Por isso, é importante o serviço especializado nessa área, de modo a entender as demandas da sua empresa e investir no caminho mais rentável para ela.

Nós, da Agência Optimo, prestamos uma consultoria completa nessa área, desde a produção de conteúdo, páginas e criação de campanhas publicitárias.

Nosso serviço pode ser a última peça que falta para o seu negócio finalmente deslanchar.

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