10 dicas para vender pelo Instagram: saiba como impulsionar suas vendas hoje
Conheça as técnicas para usar essa rede social a favor do seu negócio
O Instagram há muito tempo é mais do que apenas uma rede social.
Ela se tornou uma grande plataforma de vendas e geração de leads e oportunidades de negócios.
Com as estratégias corretas é possível encontrar clientes em potencial e garantir vendas, apenas com o uso da plataforma.
Confira nesse artigo as 10 dicas essenciais para quem pretender começar a vender pelo Instagram e turbinar os seus ganhos em 2021!
Transforme seu perfil em uma conta comercial
Caso você já tenha uma conta na plataforma, certifique-se que ela é uma conta comercial.
Desse modo, além de maior confiança para o cliente, você terá mais facilidades para concluir suas vendas, como montar uma loja na plataforma com seus produtos e serviços, adicionar opções de contato e link para compra no site.
Outra vantagem de um perfil comercial é que você não precisa de um e-commerce próprio para vender, podendo criar sua própria loja virtual na plataforma.
Publique conteúdo de relevância
A maneira mais eficiente de atrair seu público-alvo e alcançar novos públicos é produzindo conteúdo de relevância sobre o seu nicho.
Desse modo, você terá sempre uma audiência, usuários que seguem sua página e esperam por suas publicações.
A construção de um conteúdo de peso é essencial para estabelecer uma relação de confiança com seu consumidor, além de criar e nutrir o seu lead.
Por isso faça pesquisas de mercado, conheça bem o seu produto e o nicho no qual ele está inserido e traga sempre informações que realmente gerem impacto positivo para as pessoas.
Estabeleça uma rotina e mantenha a frequência
Muito mais do que apenas escrever conteúdos relevantes, é importante que você crie uma rotina de publicações e as faça com frequência.
O consumidor busca confiança e se ele espera consumir informações mas a sua empresa não faz as publicações, ou faz sem uma lógica confiável, inconscientemente o interesse vai sendo reduzido.
O seu público-alvo deve ter o conforto de saber que ao entrar no seu perfil haverá exatamente o tipo de conteúdo que ele procura.
Rotina e frequência são o segredo para fortalecer a sua relação com seu consumidor e conquistar novos.
Invista nas fotos
A sua conta não só precisa estar na categoria profissional, mas também precisa ter a cara de uma conta comercial.
Como fazemos isso?
Investindo em fotos de excelente qualidade, com poses e enquadramentos que remetam a um trabalho profissional.
O Instagram, em sua essência, é um aplicativo que prioriza o que se vê, então suas fotos são a porta de entrada, o cartão postal da sua empresa.
Se você está começando agora e não cabe no orçamento contratar uma empresa, pesquise e aprenda sobre o assunto para que você mesmo consiga fotos com o mesmo efeito!
Tenha um design matador
É interessante intercalar no seu feed fotos e posts, para manter uma variedade de conteúdo.
No caso dos posts, você precisa investir em um design de primeira.
Claramente consegue se diferenciar uma imagem amadora de um design único e profissional.
Caso você não entenda nada sobre o assunto, talvez seja a hora de buscar ajuda específica e profissional.
Você pode contratar freelancer’s por um preço camarada em diversas plataformas, como o Workana e o 99freelas.
Um design bem feito valoriza o conteúdo da publicação e atrai a atenção dos seus seguidores.
Facilite as formas de compra e pagamento
O caminho para a tomada de decisão de efetuar a compra final deve ser a mais facilitada possível.
Se o seu consumidor encontrar algum empecilho que atrase ou dificulte o fechamento do negócio pode ser que ele adie esse momento ou até mesmo desista.
Por isso simplifique: marque todos os produtos anunciados com links que redirecionem a pessoa para a sua loja virtual e aceite diversas formas de pagamento, como cartão de crédito, pix ou via WhatsApp.
Utilize sempre hashtags
A hashtag é uma ótima forma de fazer com que conheçam os seus produtos.
Basicamente são palavras-chave que direcionam a pessoa para publicações relacionadas.
Então, use e abuse das hashtags, indo das mais generalizadas até as especificamente relacionadas ao seu produto.
Por exemplo, imagine que sua empresa atua no aluguel de vestidos de festa e que o produto seja um vestido longo, na cor marsala.
Você pode utilizar desde hashtags como #vestidosdefesta, #casamento, #madrinha, até #vestidomarsala.
Desse modo você abrange todos os tipos de pesquisas relacionadas ao seu produto e garante novos clientes.
Interaja com o seu público nos comentários
Interagir com seus seguidores demonstra que sua empresa se importa e está sempre disposta a oferecer o melhor atendimento.
Muitos clientes em potencial irão fazer perguntas em forma de comentário nas fotos e vai ser a sua disposição em responde-lo ou entrar em contato falando mais sobre o produto via DM que fará a diferença na hora de fechar a compra.
Aprimore as descrições dos produtos
Seu produto deve possuir uma descrição precisa e acurada sobre suas características, com o uso de um copy potente, convencendo o consumidor a seguir até o fim.
Procure por profissionais especializados nesse tipo de descrição, pois uma copy bem feita pode ser o empurrão final que você estava precisando para impulsionar suas vendas online de uma vez por todas!
Firme parcerias com perfis relevantes.
As parcerias são a cereja do bolo para alcançar o sucesso nessa plataforma.
Prepare todos os mecanismos anteriores e assim que sua página estiver com todos os itens necessários, busque por parcerias com perfis que são referência para o seu público-alvo.
Como essa etapa envolve um investimento relativamente alto, você precisa estar preparado para recorrer a ela.
Enquanto o seu negócio cresce e você começa a deixar a página da sua empresa nos padrões desejados, aproveite para conhecer mais o mercado e quais influenciadores são os mais conhecidos no seu ramo.
Veja na sua área local quais perfis você poderia firmar uma parceria duradoura e assim que você sentir segurança, embarque com tudo!
Com planejamento e conhecimento de mercado, o Instagram poderá se tornar o principal veículo de vendas da sua empresa!