Qual é a melhor estratégia de tráfego pago, Google Ads ou Facebook Ads?
Google ads ou facebook ads? Qual é a melhor estratégia de tráfego pago?
Conheça qual a estratégia ideal para gerar o máximo de conversão para sua campanha.
Ao começar a desbravar o universo do marketing digital, a primeira descoberta sem dúvida será sobre as mídias pagas, ou tráfego pago.
São várias as opções de alavancar o tráfego para a sua empresa, mas certamente as mais conhecidas são os anúncios nas plataformas do Google, o Google Ads, e Facebook , o Facebooks ads.
Mas qual dos dois possui o melhor custo benefício? A resposta é: depende. Vários são os fatores a serem analisados: qual o perfil da sua empresa, qual o objetivo do seu anúncio, se é venda direta de um produto específico ou expansão da sua marca, qual o público-alvo a ser atingido, etc.
A chave para ter o máximo de retorno em qualquer estratégia é conhecer bem o seu funcionamento e suas limitações, de modo a garantir o uso eficiente de cada ferramenta.
Nesse artigo nós vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre essas duas ferramentas, de modo a garantir o máximo de rentabilidade para a sua empresa.
O que é o tráfego pago?
Primeiramente é importante entender o que é o tráfego na internet, e quando vale a pena pagar para alcançar o seu público.
O tráfego basicamente é a movimentação de pessoas em uma determinada página, ou seja, quantas pessoas acessam aquele site num determinado período de tempo.
Busca-se sempre aumenta-lo, porque quanto mais pessoas acessarem o seu conteúdo mais visibilidade a sua empresa irá conquistar, o que consequentemente traz impactos positivos no negócio.
Grandes sites e plataformas permitem que você faça seus anúncios, e dentre eles os mais utilizados são o Google e o Facebook, por serem sites de peso, nos quais milhares de pessoas fazem acesso todos os dias.
Vamos então conhecer mais as peculiaridades de cada um dos dois.
Google ads
O Google é sem dúvidas a maior página de pesquisas na internet. Nesse sentido, anunciar o seu negócio nesse site parece ser uma boa ideia, certo?
Nesse caso, buscamos o Google Ads, a plataforma de anúncios pagos da Google ou o serviço de links patrocinados.
Os links patrocinados são os anúncios pagos do Google, sempre aparecem no topo e no final de qualquer pesquisa que for feita no site, você provavelmente já reparou.
Como funciona o Google ads?
Anunciar no Google Ads é mais simples do que parece. O sistema funciona com a aparição do anúncio desejado a partir da pesquisa com alguma palavra-chave, ou termo relacionada a ela.
Desse modo, se você quiser ter o máximo de efetividade e retorno do seu anúncio é importante que você utilize as palavras-chave corretas, que irão atingir de forma certeira o público- alvo desejado.
Vale a pena investir?
Como toda ferramenta de marketing, deve-se conhecer muito bem o seu funcionamento para entender se realmente irá trazer vantagens significativas para você.
O Google Ads é sim uma excelente estratégia de marketing, mas que se usada de forma ingênua e inexperiente, pode trazer mais prejuízos do que ganhos reais.
Ele permite que seu anúncio chegue aos clientes que estão realmente determinados a fazer a compra. Além disso, o Google possui uma rede de informações gigantesca que permite que ele acesse os dados do usuário, entenda seu perfil, e direcione o anúncio certo, aumentando assim a sua chance de venda.
Essa é a estratégia de escolha para quem possui produtos já conhecidos no mercado e que não demandam muita reflexão do consumidor. É uma proposta de venda rápida e agressiva, para induzir o cliente a efetuar a compra em um impulso, e de algo que já desejava adquirir há algum tempo.
Se o seu produto for algo de valor agregado baixo e que possui uma campanha tentadora, certamente o Google Ads irá dar o empurrão final necessário para que o cliente finalize a compra.
Facebook ads
O Facebook Ads nada mais é do que a plataforma de anúncios pagos do Facebook, aquelas postagens que surgem durante a nossa navegação, entre um post e outro.
O Facebook é umas das maiores redes sociais do mundo, assim como o Instagram, plataforma que integra a empresa.
Essa opção é muito produtiva, principalmente entre o público adulto e jovem, que acessam essas plataformas diariamente.
Como funciona o Facebook Ads?
O Facebook Ads não se diferencia muito do Google Ads no funcionamento, também sendo guiado por buscas de palavras-chaves, cookies, e predileções de conteúdo do usuário.
As ofertas, entretanto, são feitas em momentos distintos. Se no Google os anúncios são ofertados no momento em que o cliente faz a pesquisa direta sobre o produto, no Facebook essa publicidade aparece de maneira difusa, nos chamados anúncios por interrupção.
Funciona da seguinte maneira: os anúncios são dispostos entre as publicações de amigos de forma aleatória, ou seja, baseada nas buscas anteriores e preferências do usuário, mas sem que ele estivesse buscando ativamente sobre aquele produto específico no momento.
Vale a pena investir?
O Facebook Ads é sim um ótimo investimento em publicidade, se usado no momento correto. Ele é ideal para marcas que estão começando agora e querem aumentar o seu engajamento.
Como o seu anúncio será exibido para um grande número de usuários que se interessa pelo seu conteúdo, essa é uma forma de expandir a publicidade da sua empresa, fazendo com que mais pessoas conheçam a marca.
E agora, qual escolher?
Se no caso do Google Ads o foco é dar uma forcinha para que o cliente que já conhece bem a empresa e o produto finalmente finalize a compra, o Facebook Ads já vai por outra linha: ele apresenta o produto ou a empresa que ainda não são referência para o público que tem interesse para aquele tipo de serviço.
Você pode optar também por usar ambas as plataformas, para extrair o melhor que cada uma tem a oferecer em seu segmento.
O ponto-chave para alcançar o máximo de conversão é conhecer intimamente o seu público alvo e focar ao máximo em transformar a sua empresa na melhor escolha.
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