O que é lead e como gerar sua captação em 2021
O que é lead e como gerar sua captação em 2021
O lead é um cliente em potencial, um usuário que possui interesse nos produtos da sua empresa.
Hoje em dia, a geração de leads é a estratégias de marketing digital mais importante para o seu negócio.
Mas, apesar disso, muitos não investem na sua captação digital, principalmente pela falta de conhecimento em adquiri-lo de forma eficiente.
Nesse artigo nós vamos explicar todo o conceito de lead, qual o seu mecanismo de atuação, como investir e como nutri-lo continuamente.
O que é um lead?
O lead é um consumidor em potencial do seu produto ou serviço.
É aquela pessoa que se interessou por uma empresa ou que ela tem a oferecer, mas ainda não virou um cliente.
Pode ser um usuário que deixou uma informação de contato preenchendo um formulário, como por exemplo, aquele que foi impactado por algum anúncio pago numa rede social, fez o download de um e-book disponibilizado no site de uma determinada empresa ou aquele que por algum motivo clicou em um link e preencheu um cadastro. Enfim, existem diversas maneiras de se tornar um lead e vamos falar mais sobre isso aqui.
No mercado atual, captação de lead é fundamental para o negócio, principalmente porque ele pode criar um vínculo de confiança entre o usuário de internet com a sua empresa, mesmo aquele que ainda não possa adquirir o seu produto, não esquecerá a sua marca, já entrando assim em alguma fase do seu funil de vendas.
O conceito de lead muitas vezes é confundido com os de visitante.
Vamos ver qual a diferença entre eles?
Lead’s x Visitantes
Mas então lead é qualquer pessoa que acessa minha página?
Não é bem assim.
O lead possui um interesse ativo e está mais avançado na jornada do consumidor, estando mais próximo de finalizar a compra.
Nesse caso, aquele que apenas acesse o seu site é chamado visitante.
Ele encontra sua página por meios de pesquisa, mas não tem ainda o interesse específico no seu produto.
Em resumo, ele é aquele que está tendo o primeiro contato com o que você tem a oferecer, então é importante que se crie mecanismos para transformá-lo em um lead.
Quais os tipos de lead’s?
Começamos a perceber que o lead é um pouco mais complexo do que aparenta, certo?
Além das diferenças básicas que já mencionamos o lead em si possui algumas classificações, de acordo com o nível de profundidade que se encontra o usuário no funil de vendas.
Basicamente há 3 tipos de lead : O Lead qualificado para o marketing (Marketing Qualified Lead – MQL), o Lead qualificado para venda (Sales Qualified Lead – SQL), o Lead qualificado para o seu produto (Product Qualified Lead – PQL), e o Lead qualificado para já assinantes (Service Qualified Lead – SQL).
Marketing Qualified Lead (MQL)
Esse lead é formado pelos usuários que consumiram o conteúdo para uma captação, já sabem que possuem essa dor, mas ainda estão inseguros em efetuar a compra.
Os leads já estão cientes também o que seu produto ou serviço podem oferecer, mas ainda precisam de um “empurrãozinho” da sua equipe de marketing para fechar o negócio.
Na Agência Optimo, nós oferecemos uma análise de marketing completa, identificando o perfil de consumo e os leads qualificados da sua empresa.
Desse modo, você terá o máximo de eficiência na sua estratégia de captação, sem perder clientes em potencial.
Sales Qualified Lead (SQL)
Esse consumidor já está um nível acima no funil de vendas.
Ele tem certeza de que precisa ou quer o seu produto ou serviço e já está pronto para adquiri-lo.
Desse modo, ele precisa de um esforço menor por parte do seu time de marketing, seu fechamento já pode ser concluído em um contato do seu time de vendas, já que já possui a certeza do que quer.
Com certeza ele é o lead de maior importância da sua carteira.
Product Qualified Lead (PQL)
Esse tipo de lead é composto por aqueles usuários que já conhecem bem os seus produtos e se encaixam no perfil de compra.
Entretanto eles ainda não conseguem por algum motivo efetuar a compra.
Nesse caso, é importante entender o problema para transformá-lo em um SQL, oferecendo melhores condições e valores promocionais.
Service Qualified Lead (SQL)
Esses são os clientes que já adquiriram o produto ou serviço.
O objetivo agora é fidelizar esse cliente, fazendo com que ele prolongue a relação com a sua empresa.
Isso pode ser feito com a adesão de uma assinatura, ou pacote adicional, ou até mesmo de outros produtos que você ofereça.
É um lead importantíssimo, e deve possuir uma atenção especial da sua equipe de marketing, pois ele não tem concorrência, já comprou o seu produto e caso esteja satisfeito, estará pronto para consumir novamente ou experimentar algo que tenha a oferecer.
Como construir o seu lead?
Agora que você conhece mais a fundo sobre o lead de uma empresa, a pergunta é: como começar a construir o meu?
Há diversas estratégias de marketing que podem ser utilizadas para criar e nutrir um lead, e vamos explorar algumas delas.
Grande parte do seu lead chegará através de mecanismos de busca, como visitantes, por isso é uma das formas é investir nesses mecanismos.
Você pode fazer isso através de artigos otimizados para o Google, chamadas para ação, landing pages, links patrocinados, entre outros.
Já para transformar esses visitantes efetivamente em leads, você pode investir em iscas digitais, como e-books, webinários e palestras.
Entretanto, é importante salientar a importância de uma equipe de marketing especializada no desenvolvimento dessas ações.
Apenas com o apoio de quem é referência no mercado você terá um retorno efetivo das suas estratégias de marketing.
Com as ferramentas e uma análise sistemática, a Agência Optimo irá desenvolver o melhor modelo de atuação para a captação de clientes, acompanhando e nutrindo o seu lead. Conheça mais sobre o nosso trabalho em https://agenciaoptimo.com.br/.